Blog

Principais tipos de perda de auditiva

A Perda auditiva é o resultado de sinais sonoros que não chegam ao cérebro, que freqüentemente se desenvolve com a idade, mas não é só somente na terceira idade que começam surgir esse problema, a diferentes causas da perda auditiva que podem aparecer desde recém nascido até a fase adulta. Por isso é muito importante se prevenir e realizar o tratamento o quanto antes.
Tem diversos os fatores que prejudicam a vida de quem perde a audição, os fatores psicológicos e econômicos e sociais, pode afetar o ambiente familiar e profissional.

Existem quatro principais tipos de perda de audição: Perda auditiva condutiva, Sensorioneural, Perda auditiva Neural e Perda auditiva Mista.

Perda auditiva condutiva
A surdez de condução é aquela que afeta o ouvido externo ou médio e acontece quando as ondas sonoras não são bem conduzidas para o ouvido interno.

Entre as causas estão:

  • Excesso de cera no ouvido;
  • Catarro no ouvido (Otite Secretora ou Otite Serosa);
  • Infecções agudas do ouvido.(Otite Média Aguda);
  • Perfuração Timpânica;
  • Infecções Crônicas do Ouvido (Otite média Crônica) e suas conseqüências (seqüelas);
  • Doenças que provoquem a imobilização de um ou mais ossinhos do ouvido. (Otosclerose);
  • Tumores do ouvido externo e médio.

Sensorioneural
A perda auditiva sensorioneural resulta da falta ou dano de células sensoriais (células ciliadas) na cóclea e geralmente é permanente. Também conhecido como "surdez neural", a perda auditiva sensorioneural pode ser de grau leve, moderada, severa ou profunda.
Perda auditiva sensorioneural de grau leve a severa pode sempre ser tratada com aparelhos auditivos ou implante de orelha média. Implantes Cocleares são soluções para perda auditiva severa ou profunda.
Algumas pessoas têm perda auditiva sensorioneural apenas em alta freqüência, também conhecida como surdez parcial. Nestes casos, apenas as células ciliadas da base da cóclea estão danificadas. Na parte interna da cóclea, o ápice, as células ciliadas que são responsáveis pelo tratamento dos tons baixos ainda estão intactas.

Perda auditiva Neural
Um problema que resulta da ausência ou dano ao nervo auditivo pode causar uma perda auditiva neural. A perda auditiva neural é geralmente profunda e permanente.
Aparelhos auditivos e implantes cocleares não podem ajudar, porque o nervo não é capaz de transmitir informações sonoras para o cérebro. Em alguns casos, um Implante Auditivo de Tronco Cerebral (ABI) pode ser uma opção terapêutica.

Perda auditiva Mista
A surdez mista é uma combinação de perda auditiva condutiva com perda auditiva neurossensorial. Ela acontece quando o problema está presente no ouvido médio e interno, ao mesmo tempo.
De modo geral, as causas mais comuns da perda auditiva são exposições prolongadas a ruídos e sons muito elevados, otites repetitivas, medicamentos e traumas acústicos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Otologia (SBO), ruídos causados pelo trânsito, ouvir música em volume alto e uso contínuo de fone de ouvido são a segunda causa de perda.

Precauções:
Manter os cuidados com sua audição, reduzindo o tempo de exposição ao ruído já um passo importante; não tomar qualquer medicamento sem prescrição médica. Além disso é recomendado usar equipamento de proteção individual em locais de trabalho que oferece risco ao atrapalhador.
A procura de um médico otorrinolaringologista ao apresentar dor, baixa auditiva e zumbido é imprescindível.

Fonte:Hear-it.org
http://www.ceol.med.br/perda-auditiva

Localização

Rua Sen. Souza Naves, 683 - sala 701

Centro Londrina - PR

86010-160

Contatos

(43) 3322-8000
(43) 99957-2942 

Image
© 2018 Audiolon - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Agência CIIS

Please publish modules in offcanvas position.