Blog

Cuidados com a audição do seu filho

Sabemos da importância de manter a saúde auditiva, em especial, desde a fase inicial da vida. Diagnosticando e detectando alguma deficiência, o ideal é iniciar um tratamento, evitando que ela evolua e cause maiores danos a criança.

Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Otologia, aproximadamente 10% das crianças que já estão freqüentando a escola apresentam algum tipo de deficiência auditiva.

Existem inúmeras maneiras de avaliar a saúde auditiva de uma criança, mas ao se tratar da detecção realizada pelos pais, orienta-se algumas atitudes, informações e maneiras de proceder em benefício da saúde auditiva de seus filhos:

• Considerado como ponto principal de partida, é preciso realizar o teste da orelhinha, logo após o nascimento do bebê.
* O exame é feito no berçário, com o bebê dormindo, de preferência nas primeiras 48 horas de vida, e dura entre 5 e 10 minutos.

• No intuito de descobrir possíveis deficiências auditivas, os pais devem ficar atentos à reação da criança quando exposta a certo tipo de ruído. A forma correta de se responder a um estímulo é virar o rosto para a direção de onde originou o ruído;

• Por volta de 1 ano, a criança já deve estar balbuciando, ou seja, emitindo as primeiras palavras;

• Crianças a partir de 2 anos, que não conseguem repetir frases não estão dentro dos padrões de normalidade. Sinal que algo não está bem.

• Observar se seu filho ao assistir televisão mantém o volume alto.

• Durante conversas informais observar se o tom de voz da criança ao falar é alto.

• Ter conhecimento das doenças que possa causar surdez ou a deficiência auditiva, cuidando do seu filho no caso de vir adquirir alguma delas. Por exemplo: Rubéola materna (gravidez), Caxumba, Sarampo, Meningite, entre outras.

• Pancada no ouvido e até mesmo a introdução de objetos no canal do mesmo pode ser um risco para criança.

Ao perceber em seu filho algum desses comportamentos, entre outros existentes, orienta-se procurar um médico e um fonoaudiólogo.
Tal atitude é recomendada com a finalidade de detectar possíveis problemas de audição, bem como remediar, possibilitando tomar os cuidados necessários que venham a contribuir para que seu filho possa ter uma boa saúde auditiva, evitando problemas no seu desenvolvimento, em especial na evolução da linguagem e conseqüentemente no ambiente escolar, não prejudicando o aprendizado.

Fonte: Equipe Brasil Escola / Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia

Localização

Rua Sen. Souza Naves, 683 - sala 701

Centro Londrina - PR

86010-160

Contatos

(43) 3322-8000
(43) 99957-2942 

Image
© 2018 Audiolon - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Agência CIIS

Please publish modules in offcanvas position.